Publicado em Deixe um comentário

Bolas de Pelo e o Bem estar do seu gato

A regurgitação de bolas de pelo é uma reação fisiológica normal entre os felinos de pelos longos e semi-longos . Para evitar que ela se torne um problema, prevenir é a melhor alternativa.

Algumas informações preciosas para os proprietários de raças como Angorá, Persa, Maine Coon, Britânico de Pelo Longo, Himalaio e Sagrado da Birmânia:

Continuar lendo Bolas de Pelo e o Bem estar do seu gato
Publicado em Deixe um comentário

Conquiste Saúde para você e seu Pet

O  CICLO DAS VERMINOSES

Verminose é uma doença comum que pode ocorrer em cães e gatos de qualquer idade. Ela é causada por vermes e dependendo da intensidade, pode levar os animais á morte.

Os vermes são classificados entre vermes chatos e redondos. O verme chato mais comum é o Dipylidium caninum que faz ciclo com a pulga, e os vermes redondos mais comuns são o Ancylostoma spp e o Toxocara spp.

Como os animais se infestam?

Os animais podem se infestarem através da ingestão de ovos e larvas que estão no ambiente ou através de hospedeiros intermediários como por exemplo roedores (para animais que tem o hábito de caçar).

Além disso podem se infestarem através da penetração de larvas pela pele.

Quais são os sintomas de verminoses?

Os sintomas dependem do tipo de verme e da infestação. Os mais comuns são diarréia, emagrecimento, vômito, pelo áspero e sem brilho e anemia.

Porém fique atento, pois as aparências enganam! Animais que parecem estar saudáveis também podem ter vermes!

Como acontece a infestação?

HOSPEDEIROS INTERMEDIÁRIOS : são os animais caçados

LARVAS E OVOS : quando ingeridos

INFESTAÇÃO PELA PELE : por contato direto

TRANSMISSÃO PELO LEITE MATERNO : durante a amamentação

TRANSMISSÃO ATRAVÉS DA PLACENTA: durante a gestação, alguns vermes podem infestar o filhote antes mesmo de nascer e ainda, durante a amamentação o filhote pode infestar-se através do leite.

OVOS : nas fezes dos animais podem conter ovos de diferentes vermes. recolha sempre as fezes de seu animal nas ruas, pois além de manter a cidade limpa, evita a transmissão de doenças.

O QUE SÃO ZOONOSES?

São as doenças transmissíveis entre os animais e os homens.

As zoonoses podem ser causadas por vermes.

 COMO UMA PESSOA PODE SE CONTAMINAR?

Através do contato com larvas e ovos dos vermes que estão no ambiente. Crianças que brincam na areia de parques e colocam a mão na boca podem ingerir ovos e pessoas que andam descalças em lugares infestados podem se contaminar através da penetração de larvas pela pele.

QUAIS AS ZOONOSES VERMINÓTICAS MAIS COMUNS?

Larva migrans cutânea ou bicho geográfico

Caracteriza-se pela penetração da larva do verme Ancylostoma spp na pele humana, formando lesões sinuosas como um mapa e provocando muita coceira no local.

Dipilidiose

Caracteriza-se pela ingestão dos ovos do verme Dipylidium  caninum que estão no ambiente ou pela ingestão acidental de pulga contaminada pelo verme. Causa dores abdominais, diarréia e perda de peso.

Larva migrans visceral

você sabia que há casos de larva migrans visceral que são graves e podem levar a cegueira?

Caracteriza-se pela ingestão acidental dos ovos do verme Toxocara spp e alojamento da larva em diferentes órgãos do corpo.

Giardíase

A Giardise também é uma zoonose importante causada pelo parasita intestinal Giardia spp. Os sintomas são parecidos com as verminoses, tais como; diarréia, dores abdominais e flatulência. A sua contaminação ocorre pela ingestão de cistos de giárdia presentes na água, frutas, verduras e objetos contaminados.

COMO TRATAR E PREVENIR

Existem no mercado vários tipos de vermífugos para o combate dos principais vermes intestinais, Giárdia e Dirofilariose em cães e gatos.

Vermifugue seu cão ou gato regularmente

Consulte sempre um médico veterinário.

Além de vermifugar, use regularmente produtos contra pulgas e carrapatos em seu animal

Assim  estarão protegidos seu animal e sua família, garantindo a eles bem estar e qualidade de vida.

Transcrito do Boletim Informativo da Ceva Saúde Animal.

Publicado em Deixe um comentário

Ajude seu Cão a Envelhecer com Saúde

Em primeiro lugar é preciso entender que envelhecimento não é uma doença, mas uma evolução física que torna o animal mais vulnerável ao declínio no funcionamento de seus órgãos e explica o motivo pelo qual algumas doenças são mais comuns em cães mais idosos.

Continuar lendo Ajude seu Cão a Envelhecer com Saúde
Publicado em Deixe um comentário

A Psicologia Canina

  1. Um cão deve ter três necessidades atendidas para estar emocionalmente equilibrado: exercícios físicos, carinho e disciplina.
  2. Cães são animais de matilha e quando os donos não agem como líderes, eles tentam assumir esse papel. Quando os donos assumem uma liderança calma e assertiva, eles passam a ficar naturalmente equilibrados, com saúde e bem estar.
  3. Todas as vezes que um cão não recebe o que precisa, em termos psicológicos, ele expressa frustração. E a frustração se manifesta em medos e fobias, comportamentos obsessivos , ansiedade e agressividade.
  4. Cães precisam de regras e disciplina para ficar equilibrados. Eles devem saber a hora de comer, brincar, dormir e como se comportar.
  5. Não importa o método de adestramento utilizado, desde que ele tenha sua natureza canina levada em conta, o que significa respeitar o dono, viver com disciplina e praticar exercícios físicos.
  6. A linguagem dos cães é a energia. Quando a energia dos donos é instável e há falta de controle ou frustração, os comportamentos indesejáveis dos cães tendem a surgir ou piorar, prejudicando sua qualidade de vida.
Continuar lendo A Psicologia Canina