
A regurgitação de bolas de pelo é uma reação fisiológica normal entre os felinos de pelos longos e semi-longos . Para evitar que ela se torne um problema, prevenir é a melhor alternativa.
Algumas informações preciosas para os proprietários de raças como Angorá, Persa, Maine Coon, Britânico de Pelo Longo, Himalaio e Sagrado da Birmânia:
– Fique atento à freqüência dos vômitos e outros sinais como prostração, perda de peso e diminuição do apetite;
– Ofereça alimentos específicos para gatos com pelagem longa;
– Crie uma rotina de escovação de pelo menos, três vezes por semana.
A regurgitação periódica por si só não deve ser motivo de preocupação dos proprietários, até porque uma parte desses pelos é eliminado nas fezes, mas quando o animal apresentar sinais de prostração, perda de apetite e diminuição do peso, são sintomas que indicam alguma disfunção gastrointestinal que precisam ser investigados pelo médico veterinário, não apenas os sintomas, mas também a possibilidade de mudanças na rotina do gato que possam estar causando ansiedade e aumento da lambedura, prejudicando seu bem estar e qualidade de vida
É possível prevenir com cuidados simples, como a escovação constante, dentro de uma rotina estabelecida pelo proprietário e até mesmo com a associação desse cuidado com momento de carinho e interação com o animal, esta atitude não apenas previne as bolas de pelos como também ajuda na manutenção da limpeza e o controle de infestação de pulgas e piolhos.
Outra alternativa, pode ser também a tosa, mesmo não sendo muito comum , é possível eliminar os nós e aliviar o calor dos gatos em lugares muito quentes.
A alimentação específica ajuda na lubrificação do sistema digestivo melhorando o trânsito digestivo que facilita a eliminação das bolas de pelos pelas fezes.
Cuide bem do seu felino, prevenindo esses problemas, com atitudes simples e prazerosas para ambos, devolvendo bem estar e qualidade de vida para o seu gato.